Notícias

Inauguração do Instituto de Estudos Avançados do Mar da Unesp

Objetivo é ser ser referência nacional e internacional em assuntos estratégicos na área.

Dia 5 de julho, às 11h, em São Vicente, SP, ocorre a cerimônia de inauguração do Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar) da Unesp.

A criação do IEAMar partiu de demandas e de estudos relacionados à exploração das riquezas do litoral paulista, dentro de uma perspectiva abrangente da plataforma brasileira e das águas internacionais.

Nesse contexto, a Unesp almeja que o IEAMar se consolide como um centro de excelência com estrutura pública de qualidade, voltada à pesquisa e à extensão, promovendo o encontro das demandas atuais da sociedade como um todo e, principalmente, de toda a população que vive no litoral de São Paulo.

Para ser uma referência nacional e internacional em assuntos estratégicos correlacionados à exploração do mar, o IEAMar tem como prioridade integrar profissionais das múltiplas unidades da Unesp, de diferentes instituições e empresas no âmbito nacional e internacional, propiciando o intercâmbio dos que atuam com temáticas afins facilitando novos saberes sobre recursos marinhos e zonas litorâneas.

O objetivo é trabalhar na fronteira do conhecimento, por meio do avanço das pesquisas voltadas à exploração sustentável dos recursos marinhos e à preservação ambiental, por meio de profissionais aptos a atuar em atividades de pesquisa básica, de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços e de transferência de tecnologia para a indústria e para a sociedade.

O IEAMar, assim, fundamenta-se agregando docentes/pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento para realização de pesquisas e ensino de pós-graduação de caráter multi, inter e trans-disciplinar relacionadamente ao tema "mar".

As primeiras ações do IEAMar ocorrem desde março de 2015, no treinamentos de professores e funcionários técnico-administrativos da Unesp em práticas analíticas destinadas àqueles com experiência na área das Ciências Biológicas.

Esses treinamentos foram para utilização de equipamentos, que já se encontram disponíveis para a prestação de serviços. Seja na Extensão Universitária, com cursos, seja na pesquisa, com o desenvolvimento de conhecimento, as atividades do Instituto estão relacionadas às seguintes grandes áreas: Geologia Marinha; Oceanografia; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros.

O valor dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação à Unesp, em favor do IEAMar, corresponde à R$25 milhões. Há ainda um investimento da Unesp da ordem de R$ 10 milhões. Estima-se que todos os laboratórios estejam funcionando nos próximos dois anos. Além dos pesquisadores envolvidos nos projetos externos do IEAMar, ou seja, junto a outros órgãos públicos, o Instituto conta com trabalhos conjuntos de 117 pesquisadores unespianos.

» Mais informações sobre o Instituto
» Informações sobre o evento