Notícias

Festival na Fazenda Nova Gokula comemora cinquentenário da ISKCON no ocidente

Em comemoração ao Jubileu da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), a ISKCON Nova Gokula promoverá o Festival ISKCON 50, de 29 a 31 de julho de 2016.

O evento vai homenagear Sua Santidade Hridayananda Das Goswami, o idealizador do Projeto Nova Gokula, atualmente liderado por Rama Putra Das, Sesha Lila Das e Vijaya Marga Das. Hridayananda Das Goswami também foi o responsável pela instalação oficial da ISKCON na América do Sul, onde iniciou vários discípulos. A Fazenda Nova Gokula fica em Pindamonhangaba/SP.

A programação do festival conta com palestras, apresentações artísticas, rituais sagrados e gastronomia vegetariana. Entre as atrações principais estão Chandramukha Swami e sua Krishna Bandhu, além da apresentação de Kamalaksi Rupini, dançarina de Bharatanatyan, dança tradicional indiana.

O homenageado

Hridayananda Das Goswami distingue-se, como Professor Doutor Howard J. Resnick, em estudos sobre a antiga tradição bhakti-yoga da Índia. Nos últimos quarenta anos, ele tem escrito e ensinado por todo o mundo. Mais notavelmente, ele é o primeiro ocidental na história a traduzir e comentar com sucesso o canônico Bhagavata-Purana conforme a tradição.

Na Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), o Professor Doutor Howard J. Resnick é conhecido como Hridayananda das Goswami um dos líderes espirituais mais antigos e respeitados da instituição. Na vanguarda do diálogo religioso contemporâneo, ele se destaca por sua proposta de apresentar a sabedoria da antiga filosofia védica, ou indiana, contextualizada para o público ocidental.

As atrações

Maharaja Chandramukcha divide seu tempo entre a publicação de livros e artigos, mídias eletrônicas na internet, como o SatSanga Virtual e o método "Lapidar", formando mais de 70 grupos em todo Brasil. Em suas viagens, confere palestras e participa de eventos ligados a espiritualidade.

#SimplesmenteBhakti, seu mais recente projeto, é um empolgante show de mantras. O espetáculo oferece filosofia, dança clássica indiana e mantras em estilos variados, incluindo sucessos conhecidos do público como Bhaja Sri Krishna e Madana Mohana, Vai do reggae ao xote, Om Namo Bhagavate/Menina Radha, dentre outras composições, com a transversalidade Brasil x Índia. A banda Krishna Bandhu é formada por músicos versáteis, que dominam instrumentos típicos da índia, violão e baixo.

Uma das maiores atrações é apresentação da dançarina professora de Bharatanatyam, Kamalaksi Rupini. Com formação na Índia e nos EUA, Kamalaksi Rupini dança Bharatanatyam há mais de 10 anos. Aprendeu a arte dançar Bharatanatyam com os gurus B. Bhanumati, Shivagami Vanka e Mithun Shyam e tem ministrado aulas por todo o Brasil, além de se apresentar em diversos festivais, templos hindus e em outras ocasiões no país e no exterior, inclusive nos mais importantes festivais da Índia. Bharatanatyam é uma dança clássica originalmente realizada no interior dos templos, pelas devi dasis. Ainda hoje mantém seu aspecto sagrado, junto também com o aspecto estético e de entretenimento da dança.

Festival ISKCON50
Fazenda Nova Gokula, Estrada do Ribeirão Grande S/N
Pindamonhangaba - SP
Dias 29 a 31 de julho de 2016


Mais informações:
iskconcomunicacao.com.br

Programação completa:

30/07 - Sábado
Programação do Templo:
4:15h - Mangala arati + Tulasi puja + Japa;
7:30h - Govinda + Guru Puja;
8h - Palestra com Purushatraya Swami;
10h - Cerimônia de Abertura do Festival Nacional ISKCON 50:
- Acolhida - Sala do templo com Vijaya Marga das - Representando a Diretoria de Nova Gokula;
- Apresentação do Departamento de Comunicação da ISCKON Brasil com Vana Vihari dd;
- Reflexão 50 anos da ISCKON com Sri Damodara dd Programa - Vozes da Memoria;
- História da ISKCON no mundo, apresentação de imagens e vídeos com Parangati Maharaja;
- Fundador Acharya - vida e obra de Srila Prabhupada com Paravyoma Dasa.
- História da ISKCON no Brasil : Lokasaksi Dasa;
11h - Agni Hotra para reinauguração do Samadhi de Srila Prabhupada e inauguração do Santuário de Tulasi devi;
13h - Banquete de confraternização;
16h - Palestra na Sala do Templo: com HD Goswami - via internet;
17h - Bhajans;
18h - Arati;
18:30h - Cerimônia de condecorações e homenagens em reconhecimento aos serviços prestados por devotos para estabelecimento e manutenção da ISKCON no Brasil - Homenageado especial: HD Goswami;
19:30h - "Prema Bhakti" - espetáculo de dança Bharatanatyam com Kamalaksi Rupini e alunos;
20:45h - "#Simplesmente Bhakti" - Concerto de mantras com Chandramukha Swami e Krishna Bandhu;

Programação extra do sábado - 30 de julho:
9h e 11h - Palestra sobre "Literatura in loco", que aborda as vantagens do professor que lança uma visão crítica sobre os textos infantis que lhe chegam e passa, com propriedade, a produzir Literatura para seus alunos. Estarão disponíveis exemplares do infantil "Os Seis Pulos do Gato Nuno ou Aventuras de Crescer" e do romance "As Cinzas da Manhã", ambos de autoria de Shri Damodara (Eva Andrade)
17h - Recital de poesia e Lançamento literário - na Livraria e Bistrô Nova Gokula - lançamento do livro "As Cinzas da Manhã"
Horário: 9 horas às 11 horas
Local: Casa Amarela

31/07 - Domingo
Programação do Templo:
4:15h - Mangala arati + Tulasi puja + Japa;
7:30h - Govinda + Guru Puja;
8h - Palestra com: Kesava Swami e Paramgati Maharaja;
10h - Palestra: "Projeto Lapidar" com Chandramukha Swami;
14h - Premiação da maratona de distribuição de livros;
16h - Encerramento do evento com kirtana e festa com maha bolo de aniversário dos 50 anos;
17:30h - Apresentações artísticas: dança, teatro e bhajans.