Notícias

Projeto "Amigo do Ciclista"

Realização é da Unesp de São José dos Campos.

O projeto "Amigo do Ciclista - ICT Unesp" desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp, Câmpus de São José dos Campos, foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2016 às 10h com a instalação de 6 paraciclos mais seguros em locais estratégicos para guarda e segurança da bikes que aqui circulam.

Com o objetivo de fornecer infraestrutura mais segura aos usuários de bicicleta, o ICT de São José dos Campos desenvolveu, em atenção ao EDITAL Nº 012/2016 - PROEX/SANTANDER - SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE BEM ESTAR E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA REDE VIVA MELHOR, um projeto para troca dos paraciclos do câmpus, para modelos que garantem maior segurança.

Fruto de uma parceria bem-sucedida entre diversos atores dentro da universidade, como Vice-direção, articuladora da Rede Viva Melhor, funcionários técnicoadministrativos, docentes e discentes, a intenção é de conscientizar as pessoas que ainda não usam a bicicleta, consolidando o modal como uma opção viável de transporte. Segundo Frederico, idealizador do projeto, "é importante que haja respeito no trânsito, com espaço para todos, de forma democrática e que cada um saiba seus direitos e deveres".

A intenção principal da campanha organizada pela Rede Viva Melhor é de promover ações que visem o bem-estar e a sustentabilidade ambiental. A bicicleta traz disposição, melhora no humor e não polui o ar. Segundo dados do Instituto Akatu, 90% da poluição na Região Metropolitana de São Paulo é gerada por veículos motorizados.

Estão previstas também a realização de palestras durante o ano de 2017, trazendo conhecimento sobre o assunto da mobilidade urbana. Temas como redução de velocidade, infraestrutura ciclo viária e campanhas educativas devem ser algumas das abordagens que serão exploradas.

Equipe Responsável:
Coordenadora: Profª. Adj. Rebeca Di Nicoló
Rede Viva Melhor: Assistente Social Elizete Wenzel Moreira
Idealizador do Projeto: Assistente Administrativo: Frederico Maciel de Mello