Notícias

Projeto de Tecnologia Assistiva - FEG UNESP

Melhore a vida com PET

A UNESP Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá em nome do Professor Dr. Marcelo Sampaio Martins do Departamento de Engenharia Mecânica e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao MEC dentro da UNESP Campus Guaratinguetá, fez uma parceria com a APAE de Guaratinguetá para realizar nesta Organização Escolar o Programa: Melhore a vida com PET.

Este programa tem parceria com a Politécnica de Grenoble na França, onde acontece um intercâmbio de alunos Franceses no Brasil a equipe é formada por 13 PETIANOS, Ines Djerbi, Camille Baudichon, Julien Destailleur, Thomas kalck, Bárbara Peres Pereira, Beatriz Aparecida Lopes Franco, Bianie Guardi Tavares, Felipe Augusto Martins, Gustavo Pedreiro Tannus, Lucas Yuji Garcia Suzuki, Maheus de Alcântara Tomé, Gabriel Ragasine Galvão, sendo 4 Franceses e os demais brasileiros, que atenderam as solicitações da Terapeuta Ocupacional Francislaine Aparecida Arnaut Rodrigues Cardoso e dos Fisioterapeutas Gustavo Carelli Reis e José Evandro Fontana Coutinho.

Este primeiro projeto foi referente à adaptação de um Capacete Especial destinado ao aluno João Vinícius Brito Campos que tem o diagnóstico de encefalopatia crônica da infância e epilepsia, que não pode digitar com as mãos. O capacete tem fixada uma ponta rígida com hastes para facilitar seu contato com meios de informática, como em computadores, via teclados e ou tablets, ajudando a sua comunicação, alfabetização e interação.